Prefeitura de Pádua e parceiros realizam Seminário Perspectivas das Potencialidades Regionais

Por ASCOM / Em 13/12/2018

Neste dia 12 aconteceu no auditório do IFF Pádua o Seminário 'Perspectivas das Potencialidades Regionais' que foi a celebração anual do trabalho em rede dos Agentes de Desenvolvimento da Região Noroeste. O seminário foi idealizado com o objetivo de propiciar o empreendedorismo na Região Noroeste e vislumbrar perspectivas viáveis que favoreçam o desenvolvimento regional e contou com o apoio de diversos parceiros.
Ao idealizar esse seminário a Rede de ADs procurou parcerias com diversos segmentos da sociedade que têm interferência direta no desenvolvimento, como o artesanato, setor da extração mineral, gastronomia e agricultura familiar, e articulou principalmente com instituições que possuem objetivos que se traduzem na integração do poder público com a comunidade, como é o caso IFF.
Entre os expositores registramos a participação do Café Garoto, Associação dos Artesãos de Pádua, Cooperativa de Catadores Reciclando Pádua, SICOOB, Café Elefantina, Café Iranita, produtores locais, e Sindgnaisses Pádua. Este seminário contou com a cobertura da TV Interior.
O evento contou com a presença de prefeitos, autoridades da região, secretários municipais e empresários da região, entre eles os prefeitos Josias Quintal de Oliveira de Santo Antônio de Pádua e Leonardo Coutinho de Porciúncula; Arthur Rezende, Diretor do IFF Pádua; Fernando Guida, Superintendente do INEA, Marcos Antônio Pinheiro, Presidente do Sindgnaisses; Aluísio Alvarenga, Emater, Delmir Custódio Assessor da Presidência da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, Hernani Nunes representando o Presidente do DRM-RJ Wilson Ferreira Giozza; José Luiz Peres, Gerente Sicoob Pádua; José Alcino Cosendey e Jorge Luiz dos Santos, Analistas SEBRAE.
O Diretor Presidente da COPAPA, senhor Fernando Pinheiro explanou em sua palestra temas como boas práticas de gestão, importância da devida legalização e apoio do poder público.
Outro momento que encantou os participantes do seminário foi a palestra do consultor Sebrae Rio, Júlio Lêdo que abordou as linhas do turismo.
Após as palestras, aconteceu ainda no evento um talk show conduzido pela Agente de Desenvolvimento do município anfitrião, Rosemeri Santos recebeu empresários de sucesso que compartilharam suas experiências exitosas.
Dentre os empresários, o I Seminário de Agentes de Desenvolvimento recebeu diversos empresários, no segmento da gastronomia estiveram presentes Ana Lúcia Rezende, Presidente do Núcleo Gastronômico de Natividade e proprietária da Casa da Mãe Joana e Clarissa que é vice-presidente do Núcleo Gastronômico de Itaperuna do Sítio Taquari e Paiol, e Suhail Mayzoub.
Ana compartilhou sobre a importância de buscar apoio junto às instituições promotoras do desenvolvimento e ressaltou que a capacitação continuada e o associativismo são fundamentais para quem quer se manter no mercado e Clarissa ressaltou que as parcerias agregam valor ao seu produto e serviço.
Também participou deste painel o agricultor de Santo Antônio de Pádua que atua na produção de orgânicos. Genilson Gonçalves contou que encontrou no projeto Mandalas (2011) um incentivo para voltar a viver no campo e hoje sua propriedade já é referência na integração lavoura /floresta.
Outro participante ilustre foi o tatuador miracemense que viveu uma quebra de paradigmas dentro da família quando se enveredou no empreendedorismo, Vinicius Leite compartilhou a importância da devida formalização e legalização para o profissional.
A Rede de ADs conquistou um saldo muito positivo com a realização deste seminário, além das palestras enriquecedoras o evento contribuiu para a formação de novas parcerias e projetos.

Fonte: Agentes de Desenvolvimento

Fotos: Ascom Pádua