SECRETARIA DE AGRICULTURA REÚNE AGRICULTORES FAMILIARES PARA TRATAR DA VENDA DE PRODUTOS PARA A MERENDA ESCOLAR

Por ASCOM / Em 30/01/2013

No último dia 29 de janeiro de 2013, a Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio da EMATER, SEBRAE e Secretaria Municipal de Educação, reuniu 24 Agricultores Familiares com o objetivo de proporcionar condições para que eles passem a vender parte de sua produção de verduras e legumes diretamente para a merenda escolar.

Dentre os participantes, estiveram presentes os agricultores que compõem o Projeto PAIS- Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, que já comercializam parte de sua produção orgânica  na Feira Livre Municipal que acontece todos os sábados na Praça Monsenhor Diniz.

Esta iniciativa de comercialização da produção diretamente à merenda escolar, garante ao produtor uma comercialização segura, com garantia de preço e visa melhorar a qualidade da alimentação nas escolas da rede municipal, uma vez que os produtos são certificados e livres de agrotóxicos.

O cardápio é definido pela Nutricionista da rede pública municipal, e os produtores comprometem-se a fornecer nas quantidades demandadas e com a qualidade exigida, gerando ganhos para todos os envolvidos nesta cadeia produtiva.

Na reunião ficou definido que a Secretaria de Agricultura providenciará em suas instalações, uma central de recebimento dos produtos, e a Secretaria de Educação ficará encarregada da logística de distribuição para as escolas.

A grande vantagem deste sistema é de promover para os agricultores familiares uma possibilidade de diversificação da produção, com garantia de mercado certo para a comercialização, além de permitir que os alunos possam consumir produtos de alto valor nutricional, sem o uso de defensivos químicos, assegurando saúde e bem estar para todos.