Prefeitura de Santo Antônio de Pádua-RJ

Febre Aftosa

https://www.santoantoniodepadua.rj.gov.br/arquivos/2024-04-15/febre.png

Campanha de Febre Aftosa

A Secretaria Municipal de Agricultura de Pádua informa que a campanha de combate à Febre Aftosa não será prorrogada. A vacina é obrigatória, portanto, o produtor que não imunizar e declarar a vacinação de seu rebanho pode ser multado e ter sua propriedade interditada. A Campanha se encerra no dia 30 de abril. Em Pádua 60 mil cabeças de gados são contabilizadas aproximadamente.
A febre aftosa é causada por um vírus contagioso que afeta principalmente os animais de produção como bovinos, suínos, caprinos e ovinos. Os sintomas mais evidentes da febre aftosa são o surgimento de Aftas na boca e nos pés, além de febre e outros sintomas. Não existe tratamento específico, o combate é feito através da vacinação que é realizada no Brasil desde da década de 60.
A secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o núcleo de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura RJ, trabalham na conscientização da importância da vacina, garantia de segurança e saúde não somente ao rebanho, mas também aos consumidores.